quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Tableless - Um dos módulos do nosso curso iWeb !!!

Tableless é uma forma de desenvolvimento de sites que não utiliza tabelas para disposição de conteúdo na página sugerido pela W3C  , pois defende que os códigos HTML deveriam ser usados para o propósito que foram criados, sendo que tabelas foram criadas para exibir dados tabulares. Para a disposição da página o recomendado seria usar CSS.
Para desenvolver um site usando tabelas muitas ferramentas e desenvolvedores abusam de recursos como criar tabelas com células possuindo elementos com Gifs com um único pixel transparente apenas para manter a célula visível e forçar o layout da página ficar visualmente elegante, porém o código torna-se totalmente incoerente se comparado com o conteúdo do site. A W3C também não desaprova o uso de tabelas, desde que elas sejam utilizadas para tabular dados e não para formatar layout. Muitos navegadores travam ou exibem incorretamente formatações usando tabelas. 
Pra quem ainda não conhece o termo tableless ou não sabe como usá-lo, eis aqui mais uma fonte para o aprendizado.
Desenvolver sites em tableless não significa apenas desenvolver sites sem utilizar tabelas, mas sim em seguir padrões e utilizar tabelas onde é necessário.
Vamos entender o porquê que antigamente os desenvolvedores utilizavam tabelas ao desenvolver.
No início da web os navegadores eram poucos: Netscape, Mozaic e Lynx. E pra atrapalhar a vida dos desenvolvedores a Microsoft lança mais um concorrente, o Internet Explorer. Após o lançamento do IE’ca, Netscape declara guerra a fim de buscar adeptos. Guerra essa que ficou conhecida como “Guerra dos browsers”.
Como a W3C ainda não tinha seus padrões definidos, os navegadores foram lançados com padrões próprios.
Os browsers tinham seus próprios padrões… Já os desenvolvedores não conseguiam criar um único código que funcionasse nos dois navegadores. Por este motivo, eles eram obrigados a desenvolver, na maioria das vezes, para apenas um browser.
Isso trouxe mais um problema, agora para os usuários. O usuário que usava Netscape, não conseguia acessar sites que eram feitos para Internet Explorer, e vice-versa. 
— Tableless
Como não havia os padrões de CSS para auxiliar na parte gráfica, restou recorrer para o modo tabelado, ou seja, utilizar tabelas para estruturar o site e slices de imagens para compor o design.

As diferenças

A forma de escrever o código muda muito e favorece a técnica tableless, vejamos a forma antiga:
Como disse no quarto parágrafo, utilizar tabela aninhada (uma dentro da outra) era a única forma que havia para se estruturar o site. Naquela época isso era “lindo”, já hoje…
Agora vejamos a forma atual:
Note que não há tabela neste trecho de código. Como disse anteriormente, desenvolver em tableless não significa não usar tabelas, mas sim utilizar em seu devido lugar.
A grande diferença entre uma técnica e outra é que desenvolver em tableless faz com que seu site seja cross browser, ou seja, independente do navegador que o usuário estiver utilizando, teu site será acessível.
Agora, se ele vai ficar 100% idêntico em todos os navegadores são outros 500. Daí você deve estar se perguntado: “mas por quê?” Simples! Porque cada navegador tem seu próprio renderizador de código e cada um reage de uma forma; tem seu próprio espaçamento de caracteres e algumas outras diferenças bobas que talvez podem lhe trazer problemas.
Que saber mais, venha e faça parte da McTech Tatuapé !!!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Google Facebook Digg Stumbleupon Favorites More