O significado de SEO é Search Engine Optimization. Em
português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas.
O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro)
para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da
utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma
página de resultados de uma busca. Por exemplo, ao pesquisar no Google por
“Marketing de Busca”, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem
garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique
em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de
busca como o Google ou o Yahoo.
O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes
dela, a organização do links em uma páginas de resultado era alfabética como
nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento
passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que
são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos
mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.
Os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são
guardado a sete chaves pelos site de busca. Porém, ao longo do tempo, foi
possível identificar as melhores práticas que se resumem em empregar o bom
senso na criação e estruturação de um site. O SEO também depende da palavra-chave
que é o termo que você usa em um busca. Dependendo de quais palavras você
utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes.
O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e
fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são
urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a
correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir
páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com
o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites
apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as
páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a
relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google
utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.
Existe também o lado negro do SEO conhecido como Black Hat
Seo. Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar os algoritmos das
ferramentas de busca para melhorar o posicionamento da página como uso de texto
invisível ou de exibir conteúdo diferente para pessoas e sites de busca. Quando
descobertos, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas
diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca.
Não se deve confundir o SEO com links patrocinados, pois no
segundo você pode pagar para ter a garantia de ficar na frente de outros
resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto a pagar o preço.
Conheça algumas ferramentas SEO que podem ajudá-lo no
processo de otimização do seu site.
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