Há uns dias fiquei curioso com a quantidades de Macs que a equipa de cientistas e engenheiros do Jet Propulsion Laboratory da Nasa usam, como é referido neste artigo da Tuaw.
Cada vez mais os Macs são usados nos mais avançados projectos, em que se necessita de um sistema que não falhe e que seja o mais fiável possível. Mas não é de agora esta aposta na fiabilidade dos Macintosh, isto já vem dos tempos do Defeito de ponto flutuante existente nos Pentium. Mas isso é uma longa história, que ainda faz lembrar os PowerPC G3 que eram, de todos, os mais fiáveis.
Segundo informações avançadas por Steven Sande, parece que os cientistas e engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, responsável pelo Mars Science Laboratory, e pelo conhecido Curiosity, veículo que tem percorrido a superfície de Marte desde o dia 6 de Agosto, são utilizadores convictos dos MacBooks Pro com Mac OS X. E é essa a imagem que de pode ver da sala de controle da missão.
Também foram utilizados iPads no MSA (Área de Suporte de Missão) quando estavam a receber o streaming da missão onde recebiam a telemetria da nave espacial, enquanto esta descia para a superfície de Marte. Além disso, claro, estavam em cima da mesa muitos iPhones. É um dado adquirido que os engenheiros da NASA são adeptos da Apple, e não será certamente pelo status, mas sim pela qualidade e garantias que os equipamentos dão ao utilizador.
A imagem em cima é particularmente interessante, pois revela bastante sobre o tipo de utilização que é dada a um Mac. Confirma que os engenheiros usam o Mac OS X e não nenhuma versão do Windows ou Linux. Releva também que é utilizado o Parallels para colmatar a necessidade de correr aplicações que foram desenhadas apenas para Windows, e que eventualmente sejam usadas no Jet Propulsion Laboratory. Vemos ainda os browsers Firefox e Chrome, bem como aplicações Apple como o Xcode ou o Aperture, entre outras.
Os Macs ajudaram e foram determinantes à colocação do projecto Curiosity, que custou 2,5 mil milhões de dólares e que passou por sete minutos de terror na entrada do planeta Marte após mais de oito meses de viagem. Sete minutos para corações fortes e com os olhos postos nos ecrãs dos Macs.
Embora atualmente todos os sistemas operativos tenham muita qualidade e sejam garantidamente de alto desempenho, o ecossistema Apple proporciona outro tipo de fiabilidade, pelo menos para os engenheiros da NASA, como podemos ver nestes testemunhos.
0 comentários:
Postar um comentário