Mac OS X é um sistema operacional baseado no kernel Unix titulado OpenDarwin, o “core” (núcleo) do Mac OS X, desenvolvido, fabricado e vendido pela Apple, destinado exclusivamente aos computadores Mac.
Lançado pelo Steve Jobs, em 24 de março de 2001, ele subsituiu o “Macintosh Classic” (versão 9) para o Mac OS X (10), com a primeira versão 10.0, codinome “Cheetah”. Atualmente estamos prestes ao lançamento do OS X Maverisck (10.9), rumores de que a próxima versão será 10.10, ao invés de Mac OS 11.
Uma das coisas mais bacanas quando ligava pela primeira vez uma versão do Mac OS X, era a tela de boas-vindas. Não sei porque a Apple, a partir da versão 10.7 (Lion), tirou o vídeo do sistema.
Para relembrar, ou mostrar para quem ainda não conhece, aqui vai uma breve descrição de cada versão do Mac OS X.
Mac OS X v10.0 “Cheetah”
Mac OS X v10.1 “Puma”
Mac OS X versão 10.1, codinome ”Puma”, foi a segunda versão do sistema operacional Mac OS X, para desktop e servidor da Apple Inc.. A versão 10.1 foi lançada em 25 de setembro de 2001 como uma macro atualização gratuita da versão 10.0.
O sistema operacional foi distribuído sem custos por empregados da Apple Inc. depois do pronunciamento de Steve Jobs em uma conferência em São Francisco. Logo após, foi distribuído para os usuários do Macintosh em 25 de outubro de 2001 nas lojas da Apple Inc. e outros distribuidores de produtos Apple Inc.. O sistema operacional foi melhor recebido do que Mac OS X versão 10.0, embora os críticos reclamassem do excesso de defeitos e da falta de alguns recursos no novo sistema operacional.
Mac OS X v10.2 “Jaguar”
Vídeo introdutório do Cheetah, Puma e Jaguar
Mac OS X v10.3 “Panther”
O Mac OS X versão 10.3 “Panther”, foi o quarto lançamento do Mac OS X. O “Panther” foi lançado em 24 de outubro de 2003. O seu custo foi de US$129 para uma única licença de usuário.
Vídeo introdutório do Panther
Mac OS X v10.4 “Tiger”
O “Tiger” foi também a primeira versão do sistema operacional Mac OS X liberado para trabalhar arquitetura Intel. Seis semanas após o seu lançamento oficial, a Apple tinha entregue 2 milhões de cópias do Tiger, o que representa 16% de todos os usuários do Mac OS X. A Apple alega que o Tiger foi o mais bem sucedido Mac OS X na história da empresa. Na Conferência WWDC em 11 de junho de 2007, Steve Jobs anunciou que, dos 22 milhões de usuários do Mac OS X, mais do que 67% já estavam usando o Tiger.
Vídeo introdutório doTiger
Mac OS X v10.5 “Leopard”
O “Leopard” introduz um redesenhado Dock, o Menu Bar com efeito com transparência, e uma atualização do Finder que incorpora o Cover Flow (uma navegação com interface visual vistos pela primeira vez no iTunes). Outras características notáveis incluem suporte para escrita de 64-bit, um backup automático com um utilitário chamado Time Machine, o apoio à Spotlight para buscas em várias máquinas, e a inclusão do Front Row e o Photo Booth, que anteriormente estavam incluídos apenas com alguns modelos Mac.
Mac OS X v10.6 “Snow Leopard”
Vídeo introdutório do Leopard e Snow Leopard
Mac OS X v10.7 “Lion”
A partir desta versão, a Apple retirou os vídeos de boas-vindas.
OS X v10.8 “Mountain Lion”
OS X v10.8 “Mavericks”
OS X Mavericks está em beta e disponível somente para os desenvolvedores. A atualização coloca a ênfase na autonomia da bateria, melhorias Finder, outras melhorias para usuários avançados, melhorou a integração com o iCloud, e ainda trazer mais aplicativos do iOS para a plataforma OS X.
Este lançamento marca o início de uma mudança no esquema de nomenclatura do OS X, a partir da utilização de grandes felinos agora mudou para nomes baseados em locais da Califórnia.
QUER DOMINAR O MELHOR SISTEMA OPERACIONAL DO MUNDO? SEJA UM ALUNO DA MCTECH TATUAPÉ !!!
0 comentários:
Postar um comentário